Divulgação/Governo do Rio de Janeiro
Data: 03/07/2017 / Fonte: Governo do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro/RJ – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) celebrou o aniversário da corporação, no domingo (2/7), no Quartel Central. Neste dia, em que também se comemora o Dia do Bombeiro, o Casarão Vermelho se transformou no palco de uma grande festa, com exibições musicais e simulado de salvamentos variados. A data marcou também a entrega dos espadins aos cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais, com apresentação dos novos militares que vão se formar em 2019.

Em cerimônia, que contou com a presença do vice-governador Francisco Dornelles, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, destacou a honra de estar à frente de uma instituição capaz de conciliar tradição e modernidade em completa harmonia, sempre com o foco no atendimento de excelência ao cidadão.

– A corporação é repleta de história. Está associada a uma reputação positivamente construída ao longo dos anos. Não medimos esforços para garantir a segurança da população fluminense, em qualquer cenário. Em 2016, por exemplo, realizamos 350 mil socorros em todo o estado, o equivalente a um atendimento a cada 1,5 minuto. Nossas viaturas percorreram 5 milhões de quilômetros, o mesmo que 128 voltas no globo terrestre. Nossas aeronaves ficaram 874 horas no ar. Foram registrados 150 mil atendimentos por ambulâncias, sendo 55 mil vítimas de trânsito. Fizemos 38 mil resgates no mar – afirmou o comandante.

A programação contou com um concerto especial da Banda Sinfônica da corporação e uma série de demonstrações profissionais: atividades em altura (rapel, plano inclinado, escapes rápidos, escalada da torre, descida invertida, entre outras), atividades subaquáticas no tanque em chamas, resgates com cães, a tradicional simulação de combate a incêndio e de atendimentos pré-hospitalares com motos e ambulâncias.

Ainda como parte do cronograma de aniversário, estão incluídas diversas iniciativas para as próximas semanas. Destaque para o período de consulta popular sobre o estudo realizado pela corporação para o novo Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, o lançamento do Anuário e a inauguração de novas instalações da Coordenadoria de Embarcações de Resgates (CER).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui