Data: 10/12/2016 / Fonte: Corpo de Bombeiros do Maranhão

São Luís/MA – Nesta sexta-feira (09), comandantes gerais dos Corpos de Bombeiros militares dos Estados incluídos na Região da Amazônia Legal estiveram reunidos, em São Luís, para tratar de assuntos referentes à defesa do mais rico bioma Brasileiro. No evento, temas importantes como o combate aos avanços dos focos de incêndios em vegetação e o fortalecimento de uma ação nacional integrada em prol da sustentabilidade do ecossistema Amazônico, foram amplamente discutidos entre os comandantes de cada estado.

A participação de técnicos e representantes de equipamentos de ponta, usados no combate a incêndios florestais, das Empresas Magirus e Resgatécnica, serviu para mostrar o que há de mais moderno no assunto ao público. O evento ainda contou com a presença da secretária adjunta de Meio Ambiente, Liene Soares Pereira e do secretário de segurança Pública, Jefferson Portella, que elogiou a nobre iniciativa do comando da corporação maranhense e destacou o grande valor da reunião.

“Esse encontro é de fundamental importância, porque traz uma ação de Estado em  seu sentido amplo, e não uma ação isolada de cada unidade da federação. Aqui, certamente vai surgir uma forte proposta de uma política nacional de proteção à  Amazônia” declarou o secretário.

Para garantir soluções práticas e eficazes, também foram debatidas políticas públicas e diretrizes nacionais como formas de buscar recursos e estabelecer metas para o enfrentamento do problema. Um documento foi elaborado pelos comandantes, e servirá para chamar a atenção das autoridades locais e nacionais à missão que recai nos ombros dos representantes públicos para a mais importante contribuição na valiosa Amazônia, a manutenção da vida.

“Estamos reunidos para ver o que pode ser feito de forma integrada, para que os Corpos de Bombeiros Possam se ajudar e trabalhar em conjunto. Vamos dar as mãos em prol da preservação das florestas e do combate aos incêndios na Amazônia Legal”, afirmou o Coronel Yuri Vargas, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins.

A Floresta Amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo, está concentrada na região norte do Brasil e presente em nove estados da federação. Ela ocupa mais de 61% do território do país. Rica em biodiversidade, possui uma fauna que corresponde a 80% das espécies no Brasil e uma flora que contem de 10 a 20% das espécies vegetais do planeta terra, além conter rios representando a maior reserva de água doce no mundo.

Para o comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, os prejuízos causados pela destruição progressiva da Amazônia têm atingindo cada vez mais as comunidades, provocando danos de difícil recuperação para a natureza. “Nosso objetivo, é fazer ecoar cada vez mais forte, por todo o Brasil, as nossas vozes, que defendem uma ampliação do sistema de proteção às nossas florestas”, declarou o coronel Célio Roberto, comandante do CBMMA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui