Data: 04/12/2018 / Fonte: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Xanxerê/SC – Durante um evento aberto ao público, que reuniu cerca de 400 pessoas, no Estádio Municipal Josué Anonni, em Xanxerê, no último sábado, 1o, realizou-se o programa “Um Dia de Cão”, o qual envolveu atividades com a população catarinense e atestado internacional de cães de busca e resgate. Na certificação, cães e seus condutores tiveram suas habilidades avaliadas pelo Juiz Detlef Kuhn – árbitro enviado pela Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (IRO), nas provas de Busca Rural e Obediência e Destreza. A aprovação nestas provas, mediante os níveis avaliados, atestou a capacidade operacional do binômio (homem e cão) para seu pronto emprego em operações de Busca e Resgate de pessoas.

As provas de Busca Rural foram realizadas um dia antes, no interior do município de Xanxerê, onde os binômios foram desafiados a encontrar duas vítimas em uma área de 20000 m² em um tempo de 15 minutos (no nível A) e 3 vítimas em 30 minutos em uma área de 40000 m² (no nível B). Já no evento público, foram realizadas as provas de obediência e destreza, trazendo também um entretenimento à população da região.

Além das provas de Certificação, o evento promoveu a presença de diversas entidades que atuam com cães na região de Xanxerê, das mais diversas formas. Estiveram presentes: a ONG Bem-Estar Animal, com doações de filhotes e ração; o curso de Medicina Veterinária da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), com orientações e cuidados veterinários gratuitos; o Hospital Regional São Paulo, com o projeto de Terapia Assistida por Cães “Plantão 4 Patas”, apresentando o calendário do projeto e reunião de pacientes atendidos pelo projeto; assim como outras atrações, tal qual a apresentação dos Cães do Canil da 4ª/2º BPM da PMSC.

Em um clima extremamente propício e agradável, os cidadãos de Xanxerê e região tiveram entretenimento gratuito e puderam observar a qualidade do serviço público prestado e à sua disposição. O evento ocorreu das 13h às 19h e se encerrou com a entrega de troféus e certificados aos binômios aprovados.

Estiveram na certificação e realizaram as provas os seguintes condutores e seus cães:
– Capitão BM Clemente Stähelin MICHELS e o cão Chewbacca – 9ºBBM – CBMSC – Aprovados no nível B

– Cabo BM Jacques Douglas ROMÃO e o cão Bravo – 3ºBBM – CBMSC – Aprovados no nível B

– Cabo BM Ronaldo FUMAGALLI e o cão Hunter – 2ºBBM – CBMSC – Aprovados no nível B

– FREDDY Reyes Franco e a cadela Kloe – K-SAR Chile – Aprovados no nível B

– Tenente BM José Ricardo MENDES Barbosa e o cão Nego – CBMPB – Aprovados no nível A

– Soldado BM JOSCLEI Tracz e o cão Iron – 14ºBBM – CBMSC – Aprovados no nível A

– Soldado BM João Carlos ALVES e a cadela Brida – CBMPR – Aprovados no nível A

– Soldado BM Lucas BERZOTTI e a cadela Kyra – CBMPR – Aprovados no nível A

– Cabo BM GERSON Ferreira e a cadela Sarah – CBMSP – Participantes no nível A

– Soldado BM ESTEFÂNIO Bernardes e a cadela Gorducha – CBMRS – Participantes no nível A

– Bombeiro Comunitário Anderson Mertens e a cadela Luna – 14ºBBM – CBMSC – Participantes no nível A

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui