Data: 08/05/2018 / Fonte: Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves/RS – No dia de São Floriano, sexta-feira (04/05), padroeiro dos Bombeiros, protetor contra os incêndios e de todos os que combatem o fogo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou, sob a coordenação da Academia de Bombeiro Militar (ABM) e execução do Centro de Capacitação e Treinamento (CCT) do 5° Batalhão de Bombeiro Militar na cidade de Bento Gonçalves, 17 instrutores e 27 operadores de combate ofensivo a incêndio.

O curso de instrutores teve duração de 3 semanas e foi realizado de 16 de abril à 04 de maio, totalizando 120 horas-aula e o curso de operador teve duração de 1 semana realizado de 30 de maio à 04 de abril, com 40 horas-aula.
As técnicas ministradas começaram na década de 80 na suécia e representam a doutrina mais moderna no controle de sinistros em edificações limitadas por teto e paredes. O principal objeto desta técnica é otimizar o uso da água e reduzir os danos causados pelos incêndios.

Com essa ação de ensino a ABM totaliza 65 instrutores e 91 operadores com as técnicas apresentadas, além da inserção desta temática na disciplina de combate a incêndio do curso de sargentos e no curso de soldados. Com isto, o Centro de Capacitação e Treinamento de Bento Gonçalves, possuidor do único contêiner simulador em operação no CBMRS, já realizou 8 exercícios de fogo real.

O curso é pré-requisito e habilita os militares para a realização do curso de instrutor de EFR – Exercício de Fogo Real – que ocorrerá na execução do módulo II, previsto para o final deste mês, com instrutores oriundos do Estado do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui