Divulgação/CBMERJ
Data: 02/09/2019 / Fonte: Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro/RJ – O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) completou 163 anos nesta terça-feira (02.07), mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Bombeiro. Uma festa aberta ao público foi realizada no Quartel Central, palco de exibições musicais da Banda Sinfônica da corporação, homenagens diversas e simulado de salvamentos. A cerimônia no Casarão Vermelho também contou com a entrega do espadim Marechal Souza Aguiar aos cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral, coronel Roberto Robadey, recebeu o governador em exercício Cláudio Castro. Secretários e outras autoridades também participaram da solenidade.

A entrega dos espadins é sempre um ponto alto do evento. Esta foi a 61ª turma do CFO da Academia de Bombeiros Militar Dom Pedro II. Para representar todo o grupo, o primeiro colocado no concurso de admissão, Luiz Guilherme Ramos Rodrigues, recebeu o espadim das mãos do governador em exercício.

Como é tradição na festividade do dia 2 de julho, a tropa realizou uma demonstração profissional com exercícios que fazem parte da rotina diária dos militares. Foram apresentadas atividades como rapel, plano inclinado, escalada da torre, descida invertida, atividades subaquáticas no tanque em chamas, simulado de combate a incêndio e de atendimentos pré-hospitalares com motos e ambulâncias.

De acordo com o governador em exercício, o Corpo de Bombeiros do Rio é uma instituição mais que respeitada e bate o recorde quando o assunto é confiança da população.

– São esses profissionais que chegam primeiro em lugares de tragédias como Muzema, por exemplo. Que os cadetes que hoje estão aqui saibam da grande responsabilidade que estão assumindo. No futuro, são vocês que vão liderar a tropa. Precisamos de cada um que está aqui. A população fluminense conta com vocês – disse Cláudio Castro, agradecendo pelos serviços prestados pela corporação.

O comandante-geral agradeceu a presença das autoridades, dos bombeiros ativos e inativos e dos convidados, proferindo algumas palavras em homenagem aos militares e à instituição.

– Hoje é um dia de júbilo. Estamos comemorando os 163 anos do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil. Somos uma corporação que vive para servir a população. E me orgulho desta tropa, que se esforça cotidianamente para atender com excelência. São, aproximadamente, 1200 ocorrências diárias, um socorro que sai a cada minuto. Aos cadetes, digo que não é tarefa fácil, porém muito gratificante. Na nossa academia são forjados os futuros oficiais, que assumem o compromisso de manter o CBMERJ no topo das instituições mais respeitadas – ressaltou o coronel Robadey. 

Outras iniciativas fazem parte do cronograma de comemorações nos próximos dias. Destaque para o lançamento do Anuário 2018, que traz o balanço dos serviços prestados pela corporação no ano passado; e para a realização da Corrida Soldado do Fogo, no dia 7 de julho, no Centro do Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui