Crédito: Divulgação/CBMBA

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Cinquenta bombeiros militares participaram, na manhã desta terça-feira (18), de um simulado de “Resgate com Escada Prolongavel e Tripé”, no Jardim de Alah. A atividade teve como objetivo simular uma queda de cerca de seis metros de altura,  num local de difícil acesso e consequentemente a forma mais segura de retirada das vitimas, através do salvamento com macas e rebatimento de escada.

Para o simulado, foram feitos dois cenários, onde as vitimas foram içadas pelos militares de forma segura. Elas foram colocadas na prancha rígida e retiradas com sistema de tração na maca. Antes da retirada, os bombeiros estabilizaram as vítimas e em todo o percurso verificavam os sinais vitais e conversavam com elas, para que a ação ficasse ainda mais real.

Crédito: Divulgação/CBMBA

“Anualmente neste período nós realizamos esse tipo de atividade, pois são ocorrências que podem acontecer no período de Carnaval, pela grande concentrações de pessoas em locais como sacadas e camarotes, áreas de difícil acesso com viaturas grandes, além daquelas que se excedem no consumo do álcool”, concluiu o tenente-coronel Ramon Dieggo.