Crédito: ABVESC

Fonte: ABVESC

Os Bombeiros Voluntários de Caçador, corporação do Meio-oeste de Santa Catarina, conquistaram a medalha de prata no Mundial de Resgate Veicular virtual organizado pela World Rescue Organization (WRO) nos dias 2 e 4 de novembro em Londres, Inglaterra. Nesta edição participaram 20 equipes: oito conquistaram a medalha de ouro; sete, a de prata; e uma equipe ficou com a medalha de bronze.

A corporação catarinense representou o Brasil e conquistou a vaga para o mundial no 4º Desafio Nacional de Resgate Veicular e Trauma realizado em dezembro de 2019 em Brasília (DF). Inicialmente, o desafio seria realizado no ano passado em Miami, nos Estados Unidos, mas foi adiado, definido novo local e formato por causa da pandemia do coronavírus que causa a Covid-19.

Crédito: ABVESC

A maior novidade deste edição, o formato virtual, desenvolvido por causa das restrições sanitárias. As cenas foram simuladas na Inglaterra e as equipes tiveram que discorrer os procedimentos de resgate, nas diversas funções. Por causa disso, os organizadores desenvolveram um sistema de avaliação diferenciado, mas seguindo os critérios avaliativos utilizados nos desafios anteriores.

Este foi o sétimo desafio de resgate que os Bombeiros Voluntários de Caçador participaram, mas o primeiro mundial. Para o comandante Anderson Caetano, a experiência do World Rescue Challenge 2021 foi de grande valia e de muito aprendizado para a equipe, além de uma honra representar os bombeiros do Brasil.

“Participar desses eventos faz com que os bombeiros tenham que aprimorar suas técnicas para o atendimento aos mais diversos tipos de acidentes de trânsito”, observa. “A equipe de resgate veicular dos Bombeiros Voluntários de Caçador aprimora o treinamento desde 2017 quando começou a participar das seletivas estaduais e nacionais e, agora, pela primeira vez de um desafio internacional.”

Quem são │Equipe do BV Caçador

Alexandro José Kmita – Comandante
José Ricardo dos Santos Denardi – Técnico 1
Jakson Alberto Mandelli – Técnico 2
Leandro Gomes de Souza            Técnico – 3/logística
Evandro Soares – Socorrista 1
Pedro Henrique Scherer – Socorrista 2

Classificação │Equipes

Medalha de ouro
Bridgent – Grã-Bretanha
CIS Mamer – Luxemburgo
Dublin Fire Brigade – Irlanda
Hunter Valley – Austrália
Miami Blackhearts – Estados Unidos
Palm Beach Country – Estados Unidos
SDIS44 – França
Wicklow Fire and Rescue Service – Irlanda

Medalha de prata
Bogotá – Colômbia
Bombeiros Voluntários de Caçador – Brasil
Dubai Police – Emirados Árabes Unidos
Neuburg a.d. Donau – Alemanha
RTICAT – Taiwan
SDIS17 – França
Serrey Fire & Rescue Service – Grã-Bretanha

Medalha de bronze
Rescate Ceros –  México

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui