Data: 10/11/2017 / Fonte: Corpo de Bombeiros do Amazonas

João Pessoa/PB – O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Coronel QOBM Mauro Marcelo Lima Freire, juntamente com equipe de bombeiros do Amazonas participam, nesta semana, do XVII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba.

Esse é o maior evento da América Latina destinado aos combatentes do fogo, e tem como objetivo coletar o que há de mais moderno no trabalho das corporações de todo o Brasil. Dentre as atividades, dois bombeiros, que atuam com cães de resgate, participam de competições de adestramento, buscas e novas técnicas de treinamento.

Para o Coronel Mauro, a participação dos bombeiros no Senabom é uma forma de buscar a excelência no atendimento à comunidade. “Antigamente, somente iam os comandantes e oficiais de alto escalão nesses eventos. No Amazonas revertemos esse quadro por entender que essas são oportunidades e formas de intercâmbio para nosso pessoal, onde os bombeiros amazonenses podem aprender como funciona o atendimento em outros Estados e mostrar como nós trabalhamos na Região Norte”, disse o comandante.

Durante o Senabom, os bombeiros militares também assistiram aos trabalhos científicos, fortalecendo a relação entre as instituições e o intercâmbio por meio da produção de conhecimento técnico a serem aplicados em todo o país.

Mais de 40 trabalhos científicos foram apresentados nos dois primeiros dias de evento, dentre os assuntos abordados estão; atendimento pré-hospitalar, atividade física, saúde e qualidade de vida do profissional em segurança pública, busca e resgate, comportamento de estruturas em situações de incêndio, defesa civil, educação corporativa, gestão de segurança contra incêndios e tecnologia de combate a incêndios.

CÃES DE RESGATE
Dois bombeiros militares do CBMAM foram destacados para participarem das provas e ciclos de cursos e palestras voltados para esse tipo de resgate. Segundo o Soldado QPBM Danilo Barros, a ideia é trazer a certificação nacional para os cães dos Bombeiros do Amazonas.

“Começamos a trabalhar com animais em buscas em 2014. Hoje, contamos com cinco cães, sendo dois em plena atividade, dois em treinamento e um filhote. O nosso objetivo é observar como é a certificação nacional de cães de resgate para que possamos obtê-la no próximo Senabom em 2018. Aqui em Joao Pessoa, pudemos trocar experiências, reciclar o que foi aprendido em nossa formação e poder compartilhar conhecimento com os demais colegas no Amazonas”, comentou o bombeiro militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui