Data: 20/07/2016 / Fonte: G1

Paraná – Após o registro de dez casos de pessoas engasgadas em Paranavaí, no noroeste do Paraná, o Corpo de Bombeiros decidiu realizar uma série de palestras e ações junto à comunidade para tentar frear o número. De janeiro a julho, oito crianças foram atendidas pelos bombeiros por terem engasgado.

Um dos casos registrados ocorreu no último domingo (17), com a filha caçula de Cristina Freitas de Souza. A criança engasgou com uma pipoca e deu o maior susto na família.

“Procurei dar uns tapinhas nas costas dela, mas sem saber se era o certo. Ela acabou desengasgando fazendo ânsia. Se soubesse o que fazer, tivesse tido as palestras antes, reagiria com mais calma, não teria tanto medo como tive na hora que ela engasgou”, relata a dona de casa.

Em um momento como esse, manter a calma parece impossível, mas o desespero pode atrapalhar ainda mais a realização de manobras de primeiros socorros.

“Quanto mais informações repassarmos, mais vamos ajudar as mães. A obstrução gera um transtorno muito grande, a pessoa fica muito desesperada. Muitas vezes, com uma ação simples é possível salvar uma vida”,  explica o cabo Bruno Moreira.

A primeira palestra foi realizada na terça-feira (19), no bairro Jardim São Jorge e a ação só deve ser concluída em 12 de agosto.

Moradores que participarem da ação ainda receberão orientações sobre segurança doméstica, como vazamento de gás de cozinha, combate a incêndios ambientais e dicas de segurança ao guardar produtos de limpeza e medicamentos.

Veja os locais e dias das palestras:
Data: Quinta-feira (21)
Local: Distrito Sumaré

Data: Sexta-feira (22)
Local: Jardim Maringá

Data: Terça-feira (26)
Local: Caic

Data: Quarta-feira (27)
Local: Jardim Monte Cristo

Data: Quinta-feira (28)
Local: Jardim Monte Cristo

Data: Sexta-feira (29)
Local: Jardim Ipê

Data: 1° de agosto
Local: Vila Operária

Data: 02 de agosto
Local: Chácaras Jaraguá

Data: 03 de agosto
Local: Distrito Graciosa

Data: 05 de agosto
Local: UBS Central

Data: 09 de agosto
Local: Jardim Campo Belo

Data: 12 de agosto  
Local: Zona Leste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui