Divulgação/Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
Data: 04/09/2017 / Fonte: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Santa Catarina – A boa notícia tem relação com a colocação conquistada pelos bombeiros de Santa Catarina nas provas do Campeonato Mundial de Resgate Veicular, que finalizou neste domingo, 3/9, na cidade de Targu Mures, na Transilvânia, capital da Romênia. Dos três troféus conquistados pelo Brasil, dois deles estão sendo trazidos pela equipe do 11° Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Joaçaba: o de 1° lugar como melhor time em desenvolvimento na categoria Complexa e o 3° lugar geral, também categoria Complexa. O Brasil também foi representado pela equipe da Escola Superior de Bombeiros, de São Paulo, que leva para o estado paulista a primeira colocação geral como melhor time em desenvolvimento nas manobras de resgate.

As provas do “World Rescue Challenge”, Desafio Mundial de Resgate Veicular, consistem em resgatar vítimas de cenários que simulam acidentes de trânsito, respeitando protocolos internacionais de atendimento pré- hospitalar e usando técnicas, manobras e equipamentos de resgate apropriados. Há duas modalidades de competição, a categoria Standard, em que os bombeiros precisam resgatar uma vítima de um cenário em determinado espaço de tempo, e a Complexa, em que os cenários são montados com duas vítimas a serem resgatadas. Foi nessa modalidade que a equipe de Joaçaba se sobressaiu.

A participação e a classificação dos bombeiros de Santa Catarina no campeonato mundial de resgate enche de orgulho os bombeiros de todo Brasil. “Eles são um exemplo de superação, pois conseguiram ultrapassar vários obstáculos, inclusive os financeiros, para angariar recursos e garantir a participação na Romênia”, disse o Comandante- Geral, Coronel Onir Mocellin.

Além disso, a colocação dos bombeiros militares no campeonato mostra que, apesar de o Brasil liderar o triste ranking mundial como sendo um dos países com maior número de mortes por acidentes de trânsito, em Santa Catarina, os bombeiros estão no caminho da excelência no atendimento prestado, conclui o Comandante Mocellin.

As três equipes de bombeiros brasileiros devem chegar ao Brasil somente nesta terça-feira, 5/9. As competições aconteceram entre 34 equipes de bombeiros, oriundas de 20 países diferentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui