São José dos Campos/SP – Quem passou na margem do córrego Vidoca, em São José dos Campos, tomou um susto. Um carro dentro do rio chamou a atenção. A cena era apenas uma simulação do Corpo de Bombeiros.
Os motoristas fizeram tudo direitinho. Abriram caminho para as viaturas. E como sempre, a chegada dos bombeiros despertou a curiosidade. A cena assustou. Um carro foi parar no barranco do córrego.
Quem acompanhou tudo do começo percebeu a simulação. Isso porque nesse caso, as vítimas entraram no carro depois do acidente. “Graças a Deus era só simulação, mas a gente meio que toma um susto”, disse o promotor de vendas, Lucas Almeida.
Esse foi o último dos 12 treinamentos feitos no ano pela corporação de São José dos Campos. O resgate terrestre apresentou várias dificuldades. Enquanto alunos corriam para o salvamento, soldados veteranos jogavam água para simular chuva.
Uma a uma, as vítimas de mentira deveriam ser retiradas com todos os procedimentos corretos. Desde a saída do carro até o transporte nas ambulâncias. E para deixar tudo real, alguns soldados ficaram no aperto. “Tentar ficar o mais natural possível, quieto. Deixar eles trabalharem”, contou uma das `vítimasÂ’ da simulação.
Nessa prova, rapidez nem sempre é o mais importante. “Qualidade e trabalho em equipe acho que é mais importante do que a velocidade”, disse o Sargento Roberto Mantovani.
Ao final da operação, orgulho pela missão cumprida, afinal, o resultado dessa simulação é real. “Somos submetidos a várias situações na época de escola, de treinamento, para quando nos depararmos com uma ocorrência real, já estarmos preparados”, disse uma das alunas envolvidas nos trabalhos.
Esse tipo de treinamento no ambiente real da cidade também tem como objetivo promover a conscientização das pessoas. Segundo os bombeiros se esse acidente fosse de verdade, provavelmente teria acontecido por imprudência. “Nessa época tem muitas pessoas nas estradas. A ideia é conscientizar a população para que na época de festas respeite a sinalização de trânsito, para curtir as férias de fim de ano e não acontecer nenhum acidente”, alertou o tenente Antônio Bernardes.
Bombeiros de São José dos Campos realizam simulado
Data: 17/12/2010 / Fonte: VNews