Data: 14/05/2018 / Fonte: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Belo Horizonte/MG – A Academia de Bombeiros Militar (ABM) encerrou na tarde da última sexta-feira (11/5), o nono Curso de Salvamento Veicular (CSV), realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A capacitação teve como objetivo especializar os militares para o atendimento de ocorrências típicas de acidentes automobilísticos com vítima presa às ferragens.

Participaram da atividade 27 militares, que receberam instruções teóricas e práticas. As aulas possibilitaram aos discentes o contato com ferramentas manuais, elétricas e hidráulicas, que são utilizadas para a liberação de vítimas presas em veículos.

O Sargento Fábio Vieira, um dos formandos, destacou a importância do curso para a formação do bombeiro militar. “A vida inteira eu quis fazer esse curso, pois me capacita a atender uma ocorrência muito comum em nosso dia a dia. Grande parte da malha rodoviária brasileira passa por Minas Gerais e, por consequência, o número de acidentes é muito grande. Por isso, é fundamental ser especialista nesse tipo de atendimento”, disse.

O Sargento ainda evidenciou as novidades do CSV. “Indico esse curso para todos os militares. Vimos muitas técnicas novas, que visam também o conforto da vítima. Hoje conseguimos retirar o vitimado das ferragens, que está em uma situação de iminente perigo, e conseguimos manter o estado de saúde dele”, enalteceu.

O constante treinamento dos militares para o atendimento a esse tipo de ocorrência é uma resposta do Corpo de Bombeiros Militar ao grande volume de atendimentos dessa natureza. Em 2017, a Corporação atendeu a quase 30 mil chamados relacionados a acidentes no trânsito.

A solenidade foi presidida pelo Subcomandante da ABM, Coronel Sérgio José Ferreira, e contou com a presença de oficiais, praças e civis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui