Data: 23/01/2018 / Fonte: Divulgação SAMU Regional Oeste/SP

Itapevi/SP – No dia 20 de Janeiro de 2018, o SAMU Regional Oeste/SP, realizou o 1º Fórum de Regulação Médica. O objetivo do Fórum foi discutir a Regulação Médica das Urgências e suas principais dificuldades, além de apresentar um panorama do cenário nacional atualizado.

O evento contou com apoio da Secretária de Saúde de Itapevi, Dra. Luiza Nasi, com a mediação do Dr. Antônio Onimaru (Secretário Geral da ABRES – Associação Brasileira de Resgate e Salvamento) e a Coordenação do SAMU, Dra. Juliana Cavalcanti Petrin, que iniciou o Fórum ressaltando a Regulação Médica, a Portaria Nº2048/2002 e a realidade enfrentada.

Esta mesa de debate teve a importante participação do CREMESP, representado pelo Dr. Claus Robert Zeefried e pela Dra. Fabiola de Campos Braga Mattozinho (Ex presidente do Coren – Gestão 2015-2017)
Outro tema importante, foi a Grade de Referência e acolhimento das equipes do SAMU, apresentada pelo Dr. Domingos Napoli, Gerente Médico da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – CROSS.

Um dos temas relevantes discutidos foi o Papel do Enfermeiro na Central de Regulação Médica, o debate contou com a participação do Enfº. Eduardo Fernando de Sousa que na ocasião representou o Conselho Regional de Enfermagem – COREN e o Dr. Luciano Silva, conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem -COFEN.
Tivemos também a temática de grande importância, quanto a abordagem da Motolância como instrumento de Primeira resposta no olhar da Regulação Médica, esta mesa teve a apresentação do Enfº. Alberto Moreira Leão, Instrutor Nacional do GMAU e o Enfº. Carlos Eduardo de Paula, membro do GTUEPH do Coren/SP, onde foi apresentado o custo benefício da utilização da Motolância, a agilidade e o quanto a utilização da mesma pode minimizar os agravos à vítima.

O Fórum contou também com um Talk Show, cuja temática foi: Os profissionais do APH em ações de Salvamento, apresentado pelo Enfº. Eduardo Fernando de Sousa(COREN/COFEN), com a participação da Coordenadora do SAMU Regional Oeste, Dra. Juliana Cavalcanti Petrin, e representantes da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do COFEN, o Enfº. Sérgio Dias Martuchi e Gilson Clementino Hanszman.

Na rodada de encerramento discutiu-se como lidar com o estresse dentro da central de Regulação Médica, para estas foram convidados os psicólogos Sérgio Rodrigues da Silva (Especialização em Praças/Monitor de Ensino da Policia Militar do Estado de São Paulo), e o José Augusto da Silva (Secretaria de Saúde e Bem Estar de Itapevi/SP) e a Dra. Marisa Amaro Malvestio que representou a Comissão Nacional de Urgência e Emergência do COFEN.
O Fórum teve um caráter social, na entrada foi sugerido a doação de alimentos não perecíveis, destinados a Secretaria de Desenvolvimento Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui