Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

O Projeto Elos apresenta no próximo dia 30 de novembro de 2021 (terça-feira), às 14h30min (horário de Brasília), a proposta metodológica de implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), cujo objetivo é fortalecer os órgãos de proteção e defesa civil municipais e estaduais. O Seminário Final será transmitido pelo canal do YouTube da Série de Debates do Cemaden.

O evento contará com a participação de Alexandre Lucas Alves – secretário nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Ministério de Desenvolvimento Regional; Maristela Baioni – representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Osvaldo Luiz Leal de Moraes- diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Nos meses de outubro e novembro, foram realizados eventos públicos e também reuniões com membros do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), a fim de discutir e aprimorar as proposições feitas pelos (as) pesquisadores(as) do Cemaden do Projeto Elos, a partir do diagnóstico das capacidades e necessidades dos órgãos municipais.

Nos cinco encontros on-line, houve a participação de profissionais de proteção e defesa civil, de pesquisadores (as) e de técnicos de diferentes instituições, representando todos os estados do Brasil, totalizando mais de 1.400 participantes inscritos. Foram recebidas muitas contribuições e interações durante os eventos virtuais, por meio do chat do YouTube e do formulário criado para coletar impressões de forma anônima.

“Após um ano de atividades do Projeto Elos, podemos perceber que muitas experiências positivas foram replicadas e foi construído um espaço de trocas entre diversos atores, que já contribuiu para o avanço do debate na área de proteção e defesa civil.”, destaca Victor Marchezini, coordenador do Projeto Elos. “Estamos fazendo uma ciência com impacto social em políticas públicas, com diálogo de conhecimentos”, afirma o pesquisador.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do formulário acessado pelo endereço: https://forms.gle/G7pU33soJUv3EHEr7

Haverá emissão de certificados para todos aqueles que preencherem a lista de presença no dia do encontro.

O Projeto Elos é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MDR), no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017- Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, por meio do PNUD. A implementação do projeto está sendo feito pelos pesquisadores do Cemaden/MCTI.

O Seminário Final do Projeto Elos será transmitido pelo Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden, com acesso pelo endereço: https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w

Informações sobre o Projeto Elos podem ser solicitadas pelo e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp: (51) 99792-4654.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui