Crédito: RAINER JENSEN / DEUTSCHE MESSE

Laís Helena de Mello Pontim/Jornalista da Revista Emergência

No período de 20 a 25 de junho, acontecerá em Hannover, na Alemanha, a 75ª edição da maior feira sobre serviços de incêndio, salvamento, defesa civil e segurança do mundo: a Interschutz. Com a temática “Equipes, Táticas, Tecnologia – Conectados para Proteção e Resgate”, o evento contará com mais de 1.500 expositores e aguarda 157.000 visitantes. Serão mais de 50 países reunidos no Hannover Exhibition Grounds, espaço que totaliza 178.000 m². Serão tratados dois aspectos-chave da conectividade que estão moldando o setor: o uso de soluções digitais inovadoras e o aumento da colaboração entre as organizações e instituições das partes interessadas.   

Neste ano, a feira será ainda mais especial pelo fato de voltar a acontecer no formato presencial e por trazer novidades em estudos e tecnologias sobre a área de resgate, a qual se tornou ainda mais importante em tempos de pandemia e emergências humanitárias causadas por conflitos políticos.

Dentre os destaques deste grande evento estão as sessões de treinamento de segurança em larga escala ao ar livre, com cenários de incidentes altamente realistas, que ocorrerão durante os seis dias de feira; o Dia do Corpo de Bombeiros Alemão, com a presença do presidente da Alemanha e especialistas da área, no dia 21 de junho; e o “Blue Light Mile”, atração que reúne especialistas da brigada de incêndio e dos serviços de resgate de Hannover para apresentar dicas sobre como se comportar em situações de emergência.

PROGRAMAÇÃO

Também serão realizadas as seguintes conferências: o “Fórum Interschutz”, reunindo ao longo dos seis dias de feira os fornecedores e visitantes para debater tópicos atuais da indústria e discutir desafios, oportunidades, soluções e inovações tecnológicas da área; o “Simpósio de Prevenção de Crises” sobre a cooperação entre países no socorro a desastres e a gestão de condições meteorológicas extremas, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de junho; e o “Ponto de Encontro da Indústria de Higiene”, atividade que vai abordar tópicos sobre equipamentos de proteção e segurança de brigadistas e bombeiros entre os dias 21 e 24 de junho.

O “Campeonato Europeu Firefit” e o “Holmatro Rescue Challenge 2022” são as competições que estarão acontecendo durante a 75ª da Interschutz. O “Campeonato Europeu Firefit” será realizado durante os seis dias do evento e consiste em um teste final de aptidão, velocidade e força para homens e mulheres que atuam no setor de bombeiros. Já o “Holmatro Rescue Challenge 2022” consiste em simulações de resgate de um paciente preso em um carro, usando equipamento de resgate Holmatro, entre os dias 21 a 24 de junho.

Além disso, em três dos seis dias da feira, o foco das atividades do evento será sobre um país em particular. No dia 21 de junho será sobre a França, no dia 22 sobre a Itália e no dia 23 sobre os Estados Unidos. O objetivo é promover um intercâmbio sobre os desafios enfrentados pelos socorristas e fortalecer o senso de comunidade, indo além das fronteiras. Esses três países também terão um papel relevante nas conferências e fóruns do evento.

Proteção civil, combate a incêndios, soluções de comunicações e centro de controle, serviços de resgate, equipamentos de proteção e prevenção de incêndios estão entre os tópicos que serão expostos na feira.

A Interschutz é realizada pela Deutsche Messe, operadora de eventos da Alemanha. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.interschutz.de/en/ .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui