Crédito: Ministério do Desenvolvimento Regional

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, vai promover, na próxima quinta-feira (26), um webinar para divulgação do Caderno Técnico de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GIRD+10), material digital e gratuito produzido com foco em ferramentas voltadas à redução de ocorrências de desastres no Brasil. Com a presença dos pesquisadores que elaboraram o documento, o evento será aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Publicado em setembro de 2021, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Caderno GIRD+10 é indicado para agentes de proteção e defesa civil, gestores públicos, prefeitos, representantes de secretarias municipais, professores, educadores sociais, lideranças comunitárias, estudantes, pesquisadores ou qualquer interessado em apoiar a construção de comunidades resilientes.

A publicação traz abordagens teóricas e metodológicas que colaboram com uma perspectiva de gestão integrada, sistêmica e participativa de riscos e desastres, de modo a ampliar a prevenção de ocorrências, a sustentabilidade e a participação social.

“Para fazer gestão de riscos de desastres, é necessário conhecer os riscos. Nos últimos 30 anos, avançamos no enfoque aos desastres e, agora, é hora de avançarmos na cultura de prevenção. Diante disso, a Defesa Civil Nacional assumiu o desafio de desenvolver um material de linguagem acessível e que dialogasse com a realidade das cidades brasileiras. O caderno é muito útil para todo o Sistema Nacional de Proteção de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec)”, destaca a diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes.

O coordenador-geral do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Reinaldo Estelles, também destaca os diversos formatos do material. “Entregamos uma publicação de excelência, com abordagem intersetorial e multidisciplinar, acompanhada de textos, podcasts, documentos, animações, web stories e entrevistas com alguns dos maiores especialistas em gestão de riscos de desastres do País”, reforça Estelles, que será o mediador do webinar.

Conteúdo

O Caderno Técnico GIRD +10 é composto por quatro capítulos. O primeiro aborda as visões e as aplicações sobre a gestão de riscos e desastres, além de trazer uma análise sobre os avanços e os desafios a serem enfrentados.

Já o segundo capítulo apresenta um panorama atualizado da diversidade de cenários de risco no Brasil e o contexto das mudanças climáticas. No terceiro, o foco são instrumentos e estratégias de redução de riscos e desastres, como o mapeamento de riscos e a contribuição das soluções baseadas na natureza.

Por fim, o quarto capítulo mostra como a governança, a comunicação e a educação são elementos indispensáveis para a criação da cultura de prevenção de riscos e desastres.

Participantes

A abertura do webinar de divulgação do GIRD+10 será feita pela diretora Karine Lopes e, na sequência, terá a participação de convidados. Entre eles, está a professora, coordenadora de projetos e consultora ambiental Amanda Silveira Carbone, do Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável (Siades), instituto que também ajudou na produção do caderno. A apresentação da convidada vai abordar as soluções baseadas na natureza para a redução de riscos. Amanda é bióloga e doutora em Ciências, com ênfase em Saúde Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutoranda no Centro de Síntese USP Cidades Globais, no Instituto de Estudos Avançados.

Já a professora Samia Nascimento Sulaiman, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), debaterá o tema “Gestão Integrada de Riscos e Desastres”. Formada em Letras, Samia possui doutorado em Educação e pós-doutorado em Ciências Ambientais e Planejamento e Gestão do Território. Além disso, também é colaboradora do Laboratório de Gestão de Riscos (LabGRis) da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição que também contribuiu para a publicação do GIRD+10.

Com a apresentação do tema “Governança de Riscos e de Desastres no Contexto Metropolitano”, Ronaldo Malheiros Figueira, assessor técnico da Secretaria Municipal de Subprefeituras da cidade São Paulo, completa a lista de convidados. Graduado em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) e em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano, Ronaldo também é mestre em Geologia Sedimentar e Ambiental. Além disso, já foi professor do Centro Universitário Sant´anna e coordenador de Ações Preventivas e Recuperativas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Município de São Paulo, entre 2002 e 2018, e secretário-executivo da Câmara Temática Metropolitana para a Gestão dos Riscos Ambientais Urbanos, entre 2016 e 2019.

Serviço

Webinar de divulgação do Caderno Técnico de Gestão Integrada de Riscos e Desastre (GIRD+10)
Data: Quinta-feira (26/5)
Horário: 15h
Duração: 1h
Transmissão do webinar pelo canal do MDR no Youtube. Acesse neste link.

Para acessar o Caderno GIRD+10, clique aqui. O conteúdo também está disponível no Youtube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui