Justin Kral/Shutterstock
Data: 20/05/2019 / Fonte: NFPA Journal Latinoamericano*

Uma pergunta frequente que recebemos sobre a NFPA 13, Instalação de Sistemas de Sprinkler, e sobre a localização dos sprinklers, diz respeito aos espaços ocultos não combustíveis. Percorrendo o corredor de qualquer edifício de escritório, hospital ou outra propriedade comercial que tenha um forro suspenso, você verá provavelmente sprinklers que protegem o espaço ocupado abaixo do forro. Mas eles são necessários no espaço acima do forro? O Capítulo 8 fornece uma lista abrangente dos espaços ocultos acima deste tipo de forro suspenso que não requerem sprinklers. O arranjo mais comum incluído na lista é também aquele que levanta mais perguntas.

A NFPA 13 permite a omissão de sprinklers nos espaços ocultos que são formados por materiais não combustíveis e materiais combustíveis limitados, sempre que tenham “uma carga combustível mínima”. Em outras palavras, num espaço oculto sem sprinklers, o piso, o teto, as paredes e os elementos estruturais do espaço devem ser constituídos por materiais não combustíveis ou por quantidades limitadas de materiais combustíveis. Isto não proíbe a presença de outros materiais no espaço sempre que não sejam parte do piso, do teto, das paredes ou dos elementos estruturais e não existam em quantidades que já não podem ser consideradas “mínimas” pela autoridade competente.

*Reproduzido com autorização do NFPA Journal Latinoamericano® copyright © 2018, National Fire Protection Association, Quincy, MA. Todos os direitos reservados. www.nfpajla.org. O artigo, de autoria de Matt Klaus, foi publicado originalmente no NFPA Journal Latinoamericano, na edição de setembro de 2018, páginas 10 a 11.

Confira o artigo completo na edição de maio da Revista Emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui