Rogério Calçada
Data: 14/06/2019 / Fonte: Flávia Constantino da Vitória e Manoel Isidro de Miranda Neto

Antes do período de expansão industrial, o Brasil tinha como principal sistema de transporte o modal ferroviário, fazendo a ligação entre o interior e os principais portos do país. Entretanto, com o desenvolvimento da indústria brasileira, houve a necessidade de expansão dos meios de transporte de carga, especialmente dentro do território nacional, interligando estados e municípios, e devido ao alto custo de construção de ferrovias foram sendo construídas rodovias. Foi então, naquele período, criada uma malha rodoviária mais extensa, possibilitando, assim, de forma dinâmica, a ligação entre estados e municípios no Brasil. Com o passar dos anos, os governos federais e estaduais (em parceria) foram ampliando a rede de rodovias e as interligando.

Hoje, o modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil. Segundo o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, a malha rodoviária brasileira, até dezembro de 2017, era de 1,53 milhões de km, contemplando rodovias federais, estaduais e municipais.

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