Paula Barcellos
Data: 14/06/2019 / Fonte: Redação Revista Emergência

Está se aproximando a Expo Emergência (11ª Feira de Resgate, Atendimento Pré-Hospitalar, Combate a Incêndio e Emergências Químicas), que acontecerá nos dias 7 a 9 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. O evento, que acontece paralelamente à 8ª Expo Proteção (Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho), contará com uma extensa programação de workshops, palestras e competições para aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais. Entre os destaques está o Bombeiro Brasil, que reúne em sua programação o Congresso Bombeiro Brasil, o Desafio Indoor de Bombeiros Militares e Civis e o Rescue Brasil. O evento tem como correalização a Fundabom (Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros) e patrocínio da Liquigás e 3M. “O evento é um dos pontos altos da feira, servindo como troca de informações e experiências entre os bombeiros do Brasil e eventuais visitantes da América Latina”, destaca o coronel Rogério Bernardes Duarte, presidente da Fundabom e coordenador-geral do Congresso Bombeiro Brasil.

Em relação ao Congresso Bombeiro Brasil, o coronel Duarte cita que durante os três dias estão programadas oito palestras, abordando temáticas como: a experiência de Brumadinho/MG, abordagem técnica na tentativa de suicídio, proteção passiva contra incêndio, entre outras. “O Congresso também prevê a apresentação de seis trabalhos acadêmicos a serem selecionados ainda”, comenta.

Sobre o Desafio Indoor de Bombeiros Militares e Civis, João Luís Correa Leite, gerente do Departamento Técnico e de Licitações da Balaska e coordenador do desafio, destaca que as provas sofrerão uma mudança, pois a partir desta edição serão semelhantes ao Circuito “Firefighter Combat Challenge“, porém sendo adaptado a um circuito menor e fechado. “Para esta edição a expectativa é de repetir o sucesso dos anos anteriores, chamando a atenção sobre a proteção de vidas”, comenta Correa. Poderão participar deste desafio os bombeiros militares e civis de todo o Brasil. Já, o Rescue Brasil, uma competição de salvamento veicular, poderão participar equipes da região metropolitana do CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo).

A programação da feira contará também com o Workshop de Emergência e Proteção Contra Incêndio, 7ª Seminário Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar de Emergências e de Resgate de Acidentados, 1º Simpósio de Prevenção de Acidentes e Causas Externas com Crianças e Adolescentes. A Expo Proteção e a Expo Emergência são promovidas pelas revistas Proteção e Emergência. Mais informações acesse o site www.expoemergencia.com.br.

Patrocinadora realizará atividades educacionais
Como novidade nesta edição do Bombeiro Brasil, evento integrado à programação da Expo Emergência, a Liquigás que atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo, também conhecido como GLP, estará patrocinando o evento, além de realizar atividades educacionais com o público presente. “O evento está alinhado à questão de segurança, que é um compromisso que permeia todos os processos da empresa até chegar ao consumidor final. Adicionalmente, o apoio da Liquigás reforçará o objetivo maior do evento, que é a formação, disseminação de informação e conscientização sobre prevenção de acidentes, seja no ambiente industrial ou doméstico”, comenta Sabrina Beznosai, gerente de Relações Institucionais da Liquigás, sobre a expectativa da empresa em patrocinar o evento. Além disto, Sabrina ainda destaca que a Liquigás pretende promover durante o evento, a aproximação da companhia com as corporações de bombeiros de todo o país, assim como, públicos diversos do setor.

Durante os três dias de evento, a Liquigás estará apresentando a Campanha Chama Segura, que é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e a Fundabom. “A expectativa é realizar no estande do CBPMESP, no espaço destinado à Fundabom, apresentações com hora marcada sobre o projeto e distribuir o calendário das próximas ações”, comenta Sabrina. Além disto, o espaço disponibilizará aos visitantes o uso dos óculos 3D, de realidade virtual aumentada, para assistir uma animação sobre o caminho do GLP. Haverá também a distribuição de fôlderes informativos sobre o produto.

Laerdal foca na Reanimação Cardiorrespiratória
Entre os expositores confirmados está a Laerdal Medical, fornecedora de soluções para os cuidados médicos, ajudando a salvar vidas com produtos e serviços para simulação, gerenciando vias aéreas, imobilização, suporte básico e avançado à vida, tratamento de pacientes, treinamento autodirigidos e educação médica. “Estaremos pela segunda edição como expositores da Expo Emergência. A feira é o principal fórum de discussão das atuais políticas do setor e uma extraordinária oportunidade para as atualizações técnicas dos profissionais da área, além de conhecerem as últimas tecnologias disponíveis nas indústrias”, destaca Reinaldo Lino, diretor regional da Laerdal América Latina.

Conforme Lino, os dez primeiros minutos na atenção à parada cardiorrespiratória são fundamentais e uma RCP (Reanimação Cardiorrespiratória) bem feita é essencial para aumentar as chances de sobrevivência do paciente com o mínimo de sequelas possíveis. Para parto, durante a Expo Emergência, a Laerdal estará destacando as últimas recomendações internacionais, sobretudo da AHA (American Heart Organization), para a RCP. Além disto, a empresa estará apresentando os novos manequins de baixo custo, com o sistema QCPR (Qualidade de RCP). “Este sistema trata-se da tecnologia de feedback mensurável em tempo real para auxiliar no treinamento do socorrista, pois sabemos que sem medir não é possível melhorar”, enfatiza. Para demonstrar o sistema QCPR, a Laerdal estará realizando competições com os participantes da feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui