Crédito: Arquivo CBMGO (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás)

As medidas de proteção e as condutas dos resgatistas em ocorrências que envolvam veículos em contato com linhas eletrificadas

Segundo Ana Maria de Oliveira Guena, a energia elétrica ou eletricidade é como são chamados os fenômenos em que estão envolvidas cargas elétricas. Ela é a base do progresso e desenvolvimento do mundo moderno. O seu surgimento propiciou melhora na saúde; no saneamento; no abastecimento de água e alimentos; na qualidade de vida e também fez surgir a sociedade capitalista e de consumo.

A energia elétrica se tornou um bem de consumo essencial, que proporciona à sociedade trabalho, produtividade e desenvolvimento, em busca do progresso econômico e, aos cidadãos, conforto, comodidade, bem-estar e praticidade – fatores associados à qualidade de vida. Todas estas vantagens tornam a sociedade atual cada vez mais dependente de seu fornecimento, destaca Ruth Leão.

Dado o exposto mediante os referidos autores, é indiscutível que a eletricidade é cogente para a vida contemporânea, inclusive na rotina das atividades do bombeiro militar, sendo que, na maioria das ocorrências atendidas, a eletricidade se faz presente. Entretanto, as atividades que envolvem eletricidade apresentam grandes riscos aos seus consumidores e profissionais executores de serviços em sua proximidade; logo, havendo falta de atenção e cuidados devidos, poderão ocorrer graves acidentes.


Dados dos autores:

Licurgo Borges Winck – Tenente, Mergulhador do CBMGO, Doutor em Ciências Mecânicas
[email protected]

Wheslley Alves Sardinha – Tenente, Perito de Incêndio do CBMGO e Graduado em Física

Jair Merlim Filho – Aspirante a Oficial, Chefe de SECIP do CBMGO e Especialista em Gestão, Agronegócios e Operações Logísticas


Confira o artigo completo na edição de maio/junho da Revista Emergência.