sábado, 14 de junho de 2025

Artigo: Incêndio veicular

Edição 155 – Fev/Abr / 2025

Pesquisa experimental analisa padrão de queima em veículo automotor à combustão e os efeitos do calor sobre os bombeiros

A investigação de incêndios baseia-se na análise dos padrões de queima decorrentes do comportamento do fogo. No entanto, até o momento, nenhum estudo experimental realizado no Brasil buscou comprovar a repetibilidade dos padrões de incêndio utilizados na investigação de cenas de incêndio em veículos. Posto isso, o presente estudo propôs uma análise experimental do padrão de queima em um veículo automotor à combustão. Para alcançar esse objetivo, adotaram-se padrões de queima delineados no “Manual de Perícia em Incêndios e Explosões: II – Conhecimentos Específicos”, do CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do DF) pautados na norma internacional NFPA 921 (2011). Além disso, utilizaram-se algumas outras fontes bibliográficas relevantes, como o “Tópicos Especiais: incêndio em veículos”, do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militares de SC), entre outras.

A abordagem científica na análise dos padrões de queima e da dinâmica do incêndio é essencial para assegurar a precisão e a uniformidade dos resultados apresentados nos laudos periciais. No entanto, apesar de a perícia em incêndios de veículos automotores ser realizada sempre que necessário, a pesquisa sobre padrões de queima ainda é pouco explorada. Isso se deve à complexidade e aos custos envolvidos, especialmente pela necessidade de dispor de veículos, muitas vezes, em condições operacionais, para fins experimentais.

MARCAS
No contexto da investigação de incêndios, as marcas de queima desempenham um papel de suma importância na determinação da zona de origem e da propagação do fogo. A análise dessas marcas, como formas geométricas e efeitos nos materiais, pode fornecer evidências cruciais. Por exemplo, padrões observados no para-brisa podem indicar o ponto inicial do incêndio e a direção da propagação das chamas, diferenciando incêndios no compartimento do motor daqueles iniciados no habitáculo.

Considerando a escassez de literatura específica sobre análise experimental de incêndios em veículos, é essencial validar as condições para a formação das marcas de queima e analisar seu desenvolvimento. Para isso, foi desenvolvido um estudo que consistiu em simular um incêndio no compartimento do motor e observar marcas e padrões, além de medir as temperaturas em pontos específicos. Essa abordagem visa compreender a dinâmica do fogo e as marcas resultantes, contribuindo, assim, para o avanço do conhecimento nessa área.
Este trabalho complementa pesquisas anteriores, como a de D. F. Chaves, que ressaltou a necessidade de otimização do manual de perícias do CBMDF, e a de W. L Nunes e V. V. Vidal, que propuseram uma metodologia para perícia de incêndios em veículos.

PESQUISA
A pesquisa experimental desempenha um papel fundamental na investigação científica, permitindo aos pesquisadores explorar a causalidade, testar hipóteses e avaliar o efeito das variáveis independentes sobre as dependentes de forma controlada. Segundo A.N.S. Triviños, essa abordagem se inicia com a formulação precisa do problema e das hipóteses, delimitando as variáveis controladas e independentes que influenciam o fenômeno estudado.

De acordo com A. C. Gil, a pesquisa experimental envolve a seleção de um objeto de estudo, das variáveis que podem influenciá-lo e a definição dos métodos de controle e observação dos efeitos dessas variáveis sobre o objeto. Nesse contexto, proporciona um ambiente controlado para investigar as relações entre as variáveis e compreender os fenômenos estudados.
J. J. S. Fonseca acrescenta que a pesquisa experimental seleciona grupos de sujeitos coincidentes, submetendo-os a diferentes tratamentos e verificando as variáveis estranhas, com o objetivo de relacionar os efeitos observados com as variações nos estímulos, visando compreender as relações de causa e efeito.


Autores:

Leandro Neves de Assis – 3º Sargento. Técnico de Investigação de Incêndio – CBMDF. Mestre em Engenharia Mecânica.
engmecanica.leandro@gmail.com

David Allan Pinheiro Do Nascimento – 1º Tenente. Perito de Incêndio – CBMDF. Bacharel em Engenharia de Energia.

Hoffman Xavier Gouveia Monteiro – 1º Tenente. Perito de Incêndio – CBMDF. Bacharel em Engenharia Elétrica.


Este artigo foi originalmente publicado na Revista FLAMMAE, vol.10, nº 30 (julho a dezembro de 2024), com o título “Estudo experimental do padrão de queima em um incêndio veicular”.


Confira o artigo completo na edição de fev/abr / 2025 da Revista Emergência.

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