Ilustração: Beto Soares/Estúdio Boom

Atendimento de vítimas de causas externas em hospital destaca a relevância dos cuidados do atendimento pré-hospitalar

Mundialmente, as mudanças ocorridas na área social, econômica e política refletiram na saúde da população, em especial dos mais jovens, sendo que as causas externas têm sido uma das principais causas de morte da juventude no mundo, além das inúmeras sequelas e incapacidades geradas por lesões. Vilma Pinheiro Gawryszewski et al., IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Marina Wentzel destacam que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), na região das Américas, a violência interpessoal gera 43% dos óbitos de adolescentes e jovens.

Allan Ulisses Carvalho de Melo, Melka Coelho Sá e José Renaldo Prata Sobrinho destacam que desde a década de 1980 o Brasil tem elevado seus números de eventos que culminaram no desfecho óbito por causas externas, nos quais os acidentes de transportes e os homicídios são os principais destaques. Portanto, conforme dados do Metro Jornal, o Brasil se mantém ao longo dos anos com um alto índice de eventos provocados por causas externas e se coloca em quinto lugar no mundo em mortes provocadas pelo trânsito numa faixa etária de 15 a 29 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos.


Dados dos autores

Maria Gorete Nicollette Pereira – Graduada em Enfermagem; Pós-Graduada em Enfermagem do Trabalho, Docência Universitária e Enfermagem de Urgência e Emergência; Mestre em Enfermagem; Docente do curso superior Tecnólogo em Radiologia, na Faculdade UniFil, em Londrina/PR e coordenadora e docente do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Albino Feijó Sanches/Londrina.
[email protected]

Eleine Aparecida Penha Martins – Docente  da Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina; Área de Saúde do Adulto, atuação em Urgência e emergência e Paciente crítico; Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).


Confira o artigo completo na edição de abril da Revista Emergência.