Crédito: Beto Soares / Estúdio Boom

A assistência de enfermagem ao paciente com Trauma Raquimedular com ênfase no atendimento pré-hospitalar

Os acidentes de trânsito são os principais eventos que podemos destacar como fontes para o TRM (Trauma Raquimedular). O traumatismo de forma exógena é o principal motivo para causar uma lesão medular e acontece, aproximadamente, em 20% dos casos. Com o bloqueio do curso anatomofisiológico da medula espinhal o paciente pode mostrar déficit em aspectos motor, de caráter sensitivo, bem como autonômico inferior ao nível da lesão, no qual o quadro varia de acordo com o nível da lesão, bem como de sua gravidade, sendo dividida em parcial ou total. A enfermagem deve possuir conhecimento especializado e adequado para oferecer assistência a esses indivíduos com trauma raquimedular nos vários níveis de complexidade e serviços inclusive no âmbito pré-hospitalar.

A enfermagem possui um olhar de forma holística em seu atendimento, mas, em situações críticas ou até mesmo que necessite de uma visão, abordagem, assistência especializada, muitas vezes, não tem recursos humanos qualificados, visto que as especializações de enfermagem em neurologia em alguns estados são reduzidas ou pouco propagadas.


Dados dos autores:

Marcos Antônio da Silva Filho – Enfermeiro, especialista em Urgência e Emergência.

Eronildo de Almeida Andrade – Enfermeiro, especialista em Pneumologia pelo Programa de Residência da SES-PE.

Vivia Conceição da Silva – Enfermeira, especialista em Enfermagem Psiquiátrica pelo Programa de Residência da SES-PE.

Carlos Henrique Souza Andrade – Graduado em Enfermagem pela UNISÃOMIGUEL.

Alexandra de Assis Pessoa Guerra – Enfermeira especialista em Enfermagem do Trabalho pela Estácio.

Wanderson Santos de Farias – Enfermeiro, especialização em Cardiologia, Enfermagem em UTI, Enfermagem em Neurologia. Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação – UDS – Assunção-Paraguai.

[email protected]

Confira o artigo completo na edição de maio/julho da Revista Emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui