Fonte: G1
Um incêndio de grandes proporções atingiu quatro imóveis, sendo três deles casarões antigos e um moderno, na manhã desta segunda-feira (12/12). O caso ocorreu na região da Baixa dos Sapateiros, Centro Histórico de Salvador. Não há registro de feridos.
Os imóveis ficam na rua São Miguel e pelo menos um estava abandonado, segundo pessoas que trabalham e moram no local. Entretanto, segundo apuração da equipe da TV Bahia, a proprietária deste casarão supostamente desocupado, onde teria sido iniciado o foco, está no local nesta manhã e não quis se pronunciar a respeito. Ela não teve nome divulgado.
As chamas começaram por volta das 6h. Uma fumaça densa pôde ser vista à distância. Bombeiros foram chamados por testemunhas e utilizaram quatro veículos para combater o fogo. Até o fim da manhã, os militares seguiam no local, contudo, a situação já estava controlada.
Moradores e comerciantes da área foram aconselhados pelas equipes a deixarem seus imóveis, enquanto não for concluído o rescaldo e as chamas não forem totalmente apagadas. Ainda não há prazo para término dos trabalhos dos bombeiros. Além disso, por causa da situação, pontos comerciais das imediações não abriram as portas.
O fogo atingiu a estrutura de fornecimento de energia elétrica na via e houve uma sequência de estouros em postes e fios. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que uma equipe está no local. O serviço foi afetado na região.
Equipes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) também foram ao local para isolar vias de acesso, orientar condutores e controlar o fluxo de veículos, que está lento.
Ainda não se sabe o que causou o fogo, porque é necessário que seja totalmente apagado para que seja feita uma perícia. A Defesa Civil de Salvador informou que as edificações estão com as estruturas comprometidas e devem ser demolidas.
A operação é acompanhada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e por se tratar de um imóvel privado, o ônus será encaminhado para o proprietário das edificações.