Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Emergência

Nos últimos anos, diferentes ocorrências foram registradas em prédios de patrimônios e acervos históricos. No Brasil, recentemente, em julho deste ano, tivemos mais um incêndio que atingiu a Cinemateca Brasileira, em São Paulo/SP, onde o fogo destruiu parte da memória do Cinema Nacional Brasileiro. Além deste fato, o país já tem um histórico de outros grandes incêndios nestes locais, como em 2018, no Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro; em 2015, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; em 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e no Mercado Público, em Porto Alegre/RS, entre outras ocorrências.

A partir deste panorama no Brasil, o programa Emergência em Debate, do dia 13 de setembro, trouxe especialistas para debater o problema dos incêndios ocorridos em patrimônios e acervos históricos. Participaram desse encontro:

  • Cassio Roberto Armani, engenheiro Civil e coronel da reserva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Tem mais de 28 anos de carreira em segurança contra incêndio e atualmente é consultor em Proteção Contra Incêndio e Análise de Risco e membro do GSI (Grupo de fomento à Segurança Contra Incêndio) da USP.
  • Alexandre Rava de Campos – engenheiro Civil, engenheiro de Segurança Contra Incêndio e diretor da Rava Campos Engenharia de Incêndio em Porto Alegre/RS.
  • Deivison Antonio Gomes Guerreiro – engenheiro Civil, Bombeiro Militar do Pará e professor com mais de 20 anos de experiência em segurança contra incêndio. Atualmente, é coordenador dos cursos de extensão e pós-graduação em engenharia de Segurança Contra Incêndio e Emergências do Instituto Brasileiro de Educação Continuada.

Entre os assuntos abordados no programa, os convidados destacaram sobre as últimas ocorrências no Brasil, as principais origens dos incêndios nestes locais, as medidas de Segurança Contra Incêndio e as implantações dos projetos em prédios tombados pelo Patrimônio Histórico. A apresentação é de Paula Barcellos, editora e Jornalista da Revista Emergência. Confira o programa completo no canal da Emergência TV no Youtube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui