Crédito: Arquivo Grupo Ambipar

Por Bruna Klassmann/Jornalista da Revista Emergência

A Ambipar Response, empresa especialista em gerenciamento de crises e atendimento à emergências que afetem a saúde, meio ambiente e o patrimônio, está fornecendo serviço de descontaminação de ambientes do novo Coronavírus (Covid-19), em nível nacional e internacional. Os serviços são realizados em escritórios, residências, prédios, lojas comerciais, veículos, embarcações, aeronaves, entre outros espaços.

De acordo Marcel Borlenghi, Diretor Técnico da Ambipar Response, as equipes da Ambipar Response já ajudaram na descontaminação de duas aeronaves usadas para evacuar cerca de 200 cidadãos britânicos e estrangeiros da China e do Japão. Além disto, descontaminaram 18 ônibus usados durante a transferência dos cidadãos britânicos. Borlenghi destaca algumas dificuldades para a realização desta operação.

“Um dos problemas era que, para ter um espaço reservado para até dez ônibus por vez, longe dos paparazzi, os locais às vezes eram remotos, sem abrigo ou instalações e, difíceis pontos de comunicação. Tivemos que trazer nossa própria estrutura de convivência, às vezes, estávamos trabalhando com a energia do gerador para os aspiradores especiais para produtos perigosos”, destaca.

Além disto, ele conta que o que motivou o trabalho nestes locais foi “o espírito de equipe e a vontade da força de trabalho de suportar não apenas as condições do local, mas também a necessidade de trabalhar longas horas em EPI desconfortáveis”.

CUIDADOS

Neste momento de pandemia do novo Coronavírus, Borlenghi desta alguns cuidados que a empresa está tomando com relação aos seus colaboradores. “Tivemos que priorizar a carga de trabalho de acordo com a demanda e garantir que não façamos cargas excessivas à força de trabalho. A Síndrome de Burnout é um problema que está sendo monitorado constantemente para impedir que isso aconteça. Isso significa que trabalhamos apenas fora de horas em incidentes críticos de infraestrutura nacional, como a rede ferroviária. Outros incidentes são priorizados com base nos melhores esforços”, enfatiza Borlenghi.

Sobre a preparação para a Emergência de outras empresas com relação a resposta a pandemia do Covid-19, Borlenghi destaca que prevenção é a palavra chave para esta situação. “Deve-se seguir as orientações dos Órgãos de Saúde com ações internas dentro de sua própria empresa. Estas orientações são atualizadas semanalmente de acordo com a evolução das emergência em suas regiões”, reforça. 

Mais informações sobre o trabalho realizado pela Ambipar Response, podem ser acessadas aqui.