Porta aberta, caminho fechado!

O incêndio ocorrido no Bronx, em Nova York em 19/01/2022 (https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2022/01/4976326-nova-york-incendio-no-bronx-e-o-mais-mortifero-em-30-anos.html), demonstrou, mais uma vez, a importância da contenção da propagação da fumaça e do acesso do oxigênio do ar, o que normalmente é  obtido com o fechamento das portas.

Poucos são os treinamentos de brigada e mesmo as instruções gerais fornecidas às populações das edificações, que destacam a importância do fechamento das portas.

A fumaça, encontrando um caminho livre, rapidamente se propaga e inunda os ambientes adjacentes.

O ar atmosférico, pelos espaços abertos, sejam em geral as janelas, ou mesmo portas, é “sugado” para os locais em que há combustão, alimentando o fogo.

No incêndio em questão, a porta aberta do apartamento incendiado permitiu que a fumaça vazasse para o corredor. Deste, ela teve acesso às escadas porque a porta de acesso à mesma encontrava-se aberta.

Pelo “poço” da escada, subiu e inundou todos os andares em que as portas das escadas estavam abertas, transformando a própria escada em local inservível para as pessoas, pela presença de fumaça e inundando os corredores em que a porta de acesso à escada encontrava-se aberta.

Em prédios elevados o caminho de escape, e em consequência de salvamento, se faz pela(s) escada(s). A exigência de portas para a compartimentação das escadas com relação aos pisos, permitindo que as pessoas transpassem os andares em que ocorre o incêndio sem serem afetadas pelo calor e em especial a fumaça, só funciona com as portas de acesso às escadas fechadas.

Porta aberta, caminho fechado. E mortes, como mostrou o incêndio acima.


O blog Falando de SCI (Segurança Contra Incêndios) trata dos incêndios e seus impactos na sociedade e de fundamentos e aspectos da regulamentação de segurança contra incêndio em geral. Seu autor é Walter Negrisolo, oficial da RR (reserva remunerada) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo; Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutor em SCI.
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui