Mais recomendações de leitura em tempos de Covid-19

Em meu texto anterior, o quarto para este blog, indiquei alguns textos didáticos, de livre acesso pela Internet, para o desenvolvimento do conhecimento na área de segurança contra incêndio, nesta época em que temos permanecido em casa por conta do Covid 19.

Aumentando as indicações, sugiro a seguir alguns livros, que também trazem ensinamentos, mas, acima de tudo, mostram o lado humano, as consequências das tragédias que desejamos evitar.

Escritos por jornalistas investigativos, pontuam o que aconteceu e acontece com as pessoas quando uma tragédia não é evitada. Vamos a eles.

  • 102 minutos – A história inédita da luta pela vida nas torres gêmeas”, de Jim Dwyer e Kewin Flym, tradução de Maria Lucia de Oliveira, da Jorge Zahar editora, 2005. O livro nos mostra a atuação de sobreviventes ou não no maior incêndio em perda de vidas de todos os tempos, fruto de um ato insano inspirado por ideologia e religião.
  • Impensável – Como e porque as pessoas sobrevivem a desastres”, de Amanda Ripley, tradução de Helena Londres, editora Globo, 2008. Nesse texto a autora desfaz muitos mitos sobre a reação das pessoas em situação de emergência, área de estudo em franco desenvolvimento.
  • “O espetáculo mais triste da Terra- O incêndio no Gran Circo Norte Americano”, de Mauro Ventura, publicado pela editora Companhia das Letras em 2011. Como o próprio nome aponta, trata do incêndio com maior perda de vidas ocorrido no Brasil e que incorporou equivocadamente e somente no Brasil a palavra “pânico” em muitos códigos de proteção contra incêndio de diversos estados.
  • E, finalmente o livro “Todo dia a mesma noite – A história não contada da Boate Kiss”, de  Daniela Arbex (mesma autora de O Holocausto Brasileiro), editora Intrínseca, 2018.

Nos livros as vítimas, os socorristas, os pais e parentes deixam de ser estatísticas, números, e se transformam em “pessoas”, ou seja, a razão maior pela qual nos dedicamos à segurança contra incêndio.


O blog Falando de SCI (Segurança Contra Incêndios) trata dos incêndios e seus impactos na sociedade e de fundamentos e aspectos da regulamentação de segurança contra incêndio em geral. Seu autor é Walter Negrisolo, oficial da RR (reserva remunerada) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo; Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutor em SCI.
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui