Aproveitando o isolamento do COVID 19 para aprender

Preocupados com a ausência de literatura disponível em língua portuguesa para o aprendizado de segurança contra incêndio, por iniciativa do GSI – Grupo de Fomento de Segurança Contra Incêndio – https://gsi-incendio.com.br/ (à época Grupo de Pesquisa em Segurança Contra Incêndio), ligado ao NUTAU – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo da USP/SP, com grande ajuda, dentre outros, de oficiais do Corpo de Bombeiros de São Paulo, foi gerado, em 2008, o texto “A Segurança Contra Incêndio no Brasil” (http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/portalcb/_publicacoes/books/aseguranca_contra_incendio_no_brasil.pdf).

A partir de seu prefácio, e com 30 capítulos, pode-se afirmar que é leitura básica para quem pretende ter um conhecimento mínimo dos fundamentos de segurança contra incêndio.

Mesmo não tendo a mesma quantidade de conteúdo de um Handobook Fire Protection da NFPA, ou SPFE Handbook Fire Protection Engineering, permite a quem pretende estudar a área, e em especial interpretar normas e a regulamentação, não cometer erros, ou ao menos não afrontar fundamentos.

Em 2018, com participação do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo e organização da Firek Segurança Contra Incêndio e UNICAMP-FEC, surge o texto Segurança Contra Incêndio em Edificações – Recomendações (http://www.firek.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Livro_SCIER.pdf), com 17 capítulos, tendo ao final dos capítulos, como o nome diz, recomendações dos autores que seriam úteis para o futuro da área de segurança contra incêndio.

No ano de 2019, com organização da mesma Firek e da FUNDABOM surge o texto “Fundamentos de Segurança Contra Incêndio em Edificação – Proteção Ativa e Proteção Passiva”, (http://www.firek.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Livro-Digital-FSCIE-PPA.pdf) com 11 capítulos além da Introdução, descortinando principais medidas de segurança contra incêndio em seus aspectos particulares.

Todos com doação dos direitos autorais e patrocínios de empresas e entidades que permitiram o acesso fosse livre pela Internet, além de o primeiro e o terceiro haverem gerado exemplares impressos distribuídos às diversas Universidades do Brasil, tendo o último alcançado também outros países da America do Sul.

Para quem deseja aproveitar o momento, boa leitura!


O blog Falando de SCI (Segurança Contra Incêndios) trata dos incêndios e seus impactos na sociedade e de fundamentos e aspectos da regulamentação de segurança contra incêndio em geral. Seu autor é Walter Negrisolo, oficial da RR (reserva remunerada) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo; Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutor em SCI.
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui