ARTIGO
Chamas no Centro Histórico

AUTOR:
Leonardo Sousa dos Santos

FOTO:
Cláudio Santos / Ag. Pará

Estudo mostra o uso do Sistema de Informação Geográfica para identificar áreas de concentração de incêndios e cobertura de hidrantes

Referências
ANDREZA, P., Uma nova maneira de pensar sobre o gerenciamento de riscos de incêndios em espaços urbanos históricos. XXVI ENEGEP – Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT 664: Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento. Rio de Janeiro, 1994. NR 23 – Proteção Contra Incêndios – Portaria Nº 3214, do Ministério do Trabalho. 1978. Policia Militar do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Instrução Técnica Nº 34. São Paulo, 2004.

BREDA, I. L., Proposta de uma Ferramenta de Organização e Gestão para Combate ao Incêndio Urbano. Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de Mestre em Engenharia Civil. Junho, 2010.

BARANOSKI, E. L., Análise do Risco de Incêndio em Assentamento Urbano Precário – Diagnóstico da região de Ocupação do Guarituba. – Município de Piraquara-Paraná. Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Construção Civil, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná – UFPR, 2008.

CÂMARA, G.; MONTEIRO, A.; MEDEIROS, J. (ed). Introdução à Ciência da Geoinformação. INPE: São José dos Campos, 2004. Disponível em: . Acesso em: out.2011.

GUIMARÃES, L. H. R., Espacialização da Criminalidade no Centro Histórico de Belém: O Uso do geoprocessamento para definição de diretrizes de intervenção. (Trabalho final de graduação apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade da Amazônia – UNAMA), Belém, 2009.

MENEZES, J. P., O Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Resenha histórica/ José Pantoja de Menezes – Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1998. 325 paginas.

MICHIDA, C. Fiscalização do CBMPA no CHB. Belém. Entrevista cedida a Leonardo dos Santos em 10 de setembro de 2011.

OLIVEIRA, M. C. Entrave e Obstáculo acerca da Implantação Urbanística: A Experiência do Plano de Desenvolvimento Local do Riacho Doce e Pantanal. Trabalham de conclusão de curso. CA/UFPA, 2004.

SANTOS, L. S., Mapeamento dos hidrantes do Centro de Histórico de Belém através de técnicas de geoprocessamento. III Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação das Instituições de Ensino Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Tucuruí, 2011.

SILVA, F. S., COELHO, L. C., Incêndio, Hidrantes e Vulnerabilidade: Implicações para a gestão do sistema de segurança cearense. Disponível em: http://www.defesacivil.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=590&Itemid=201. Acesso em 28/12/2012.

XAVIER-DA-SILVA, J. S. Geoprocessamento para análise ambiental. Rio de Janeiro. 2004. 228

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui