ARTIGO: MAPEAMENTO SIMPLIFICADO
Autores: Luiz Carlos Magalhães – agente de Polícia Federal, secretário Municipal de Segurança com Cidadania de São Luís/MA e coordenador Municipal de Defesa Civil de São Luís/MA, especialista (MBA) em Gestão da Segurança Pública e Defesa Social, especialista em Direito Constitucional, Bacharel em Direito e professor da UCB (Universidade Católica de Brasília).
Julio Cesar da Cruz Correia – guarda municipal Salva Vidas de São Luís/MA, superintendente de Defesa Civil de São Luís/MA, Técnico de Nível Superior em Gestão de Saúde Ocupacional, Técnico em Processamento de Dados/Tecnologia da Informação e coordenador dos Trabalhos de Campo.
Foto: SEMUSC
Metodologia realizada pela Defesa Civil maranhense registra áreas de risco e subsidia poder público municipal na construção de uma cidade mais segura
Referências Bibliográficas
BENEVIDES, Amanda, Diagnóstico Sócioambiental das Áreas de Risco em Fortaleza Ceará, Universidade Federal do Ceará, disponível em http://egal2009.easyplanners.info/area07/7054_BENEVIDES_Amanda.pdf, acesso em 18/08/2010
BRASIL, Decreto n° 5.376 de 17 de dezembro de 2005, Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 fev. 2005.
GASPAR, Joaquim Alves, Cartas e Projecções Cartográficas, 3ª edição, Editora Lidel, Lisboa, 2005.
DE CASTRO, Antonio Luiz Coimbra, Segurança Global da População, Secretaria Nacional de Defesa Civil, 2007.
MARTINE, George & MCGRANAHAN, Gordon, Brazil`s early urban transition: what can it teach urbanizing countries? – 2010, disponível em http://www.iied.org/pubs/pdfs/10585IIED.pdf, acesso em 18/08/2010.
MANUAL DE DEFESA CIVIL DO ESPIRITO SANTO, Coordenação Estadual de Defesa Civil, Espirito Santo, Brasil.
NOGUEIRA, Ruth E., Cartografia, representação, comunicação e visualização de dados espaciais, 2ª edição, Editora da UFSC, 2008.