sábado, 21 de junho de 2025

São José dos Campos/SP define sete bases do SAMU


Divulgação
Data: 11/09/2013 / Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

São José dos Campos/SP – A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, definiu qual será a localização das sete bases do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município.

Para facilitar o acesso das ambulâncias a todas as regiões da cidade, ficou assim distribuído:

– Zona Norte: Hospital Clínicas Norte (Rua Alziro Lebrão, 76, Alto da Ponte)
– Zona Sul 1: Base do Corpo de Bombeiros do Parque Industrial (Praça Natal, 1210, Parque Industrial)
– Zona Sul 2: UPA Campo dos Alemães (Avenida João Oliveria e Silva, s/nº)
– Zona Leste 1: Base do Corpo de Bombeiros Vila Industrial (Rua Professor Felício Savastano, 350)
– Zona Leste 2: Base do Corpo de Bombeiros do Cajuru (Estrada do Cajuru, 250)
– Centro: Base do Corpo de Bombeiros Vila Bethânia (Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 7963)
– São Francisco Xavier: UPA de São Francisco Xavier (Estrada Pedro Davi, s/nº)

A cidade de São José dos Campos receberá 9 ambulâncias, sendo 7 de suporte básico e duas de suporte avançado. Cada base do SAMU acima contará com uma ambulância de suporte básico. As duas de suporte avançado ficarão nas bases do Corpo de Bombeiros da Vila Industrial e Parque Industrial, respectivamente.

“Com essa distribuição, conseguiremos atender mais rapidamente todos os pontos da cidade. Temos certeza de que a população irá aprovar o SAMU. A previsão é que o serviço já esteja funcionando completamente no primeiro trimestre do ano que vem”, disse o secretário de Saúde.

Etapas já cumpridas

Os trabalhos para a implantação do SAMU estão a todo o vapor. Várias reuniões entre os municípios já foram realizadas, pois a regionalização do serviço é uma exigência do Ministério da Saúde. O projeto da Central de Regulação Médica do SAMU já foi aprovado pelo Ministério, e ela será instalada junto ao prédio do COI.

A central tem papel fundamental no funcionamento do SAMU. Por meio dela, as equipes de saúde identificam a emergência e, imediatamente, transferem a chamada ao médico regulador, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento, orientando o paciente sobre as primeiras ações de socorro. Ao mesmo tempo, também há uma avaliação sobre o melhor procedimento a ser adotado, da orientação de cuidados básicos até o envio de uma ambulância, para o atendimento pré-hospitalar.

Um outro passo ocorreu no início do mês passado, quando os prefeitos de oito cidades da região do Vale do Paraíba assinaram o protocolo de intenções para a formação do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

No último dia 28, foi instalado oficialmente o Comitê Gestor Municipal de Urgência e Emergência, de São José dos Campos. Todos os representantes indicados tomaram posse e fizeram a primeira reunião.

O comitê é formado por representantes de diversas instituições, entre elas os três hospitais (Hospital Municipal, Hospital Clínicas Sul e Hospital Clínicas Norte), UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), SAMU, Defesa Civil, Secretaria de Transportes, Guarda Municipal, COMUS (Conselho Municipal de Saúde), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, DCTA, Infraero, Serviço de Atendimento Médico Pré-hospitalar da rodovia Presidente Dutra e Serviço de Atendimento Médico Pré-Hospitalar do sistema Ayrton Senna/Carvalho Pinto.

A criação do comitê é uma exigência do Ministério da Saúde e cumpre mais uma etapa para a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade.

Estrutura e ambulâncias

A previsão é de que o SAMU Regional tenha cerca de 300 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas para os veículos de urgência, entre outros. Estão previstas 20 ambulâncias para a região, que serão assim distribuídas:

– São José dos Campos (2 de suporte avançado -UTI e 7 de suporte básico)
– Jacareí (1 unidade de suporte avançado -UTI e 3 unidades de suporte básico)
– Caçapava (2 unidades de suporte básico)
– Paraibuna (1 unidade de suporte básico)
– Santa Branca (1 unidade de suporte básico)
– Igaratá (1 unidade de suporte básico)
– Jambeiro (1 unidade de suporte básico)
– Monteiro Lobato (1 unidade de suporte básico)


 

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