Teresina/PI – A falta de energia entre as 7h30 e 10h de segunda-feira (9) no bairro Lourival Parente, Zona Sul de Teresina, deixou a torre de rádio do Serviço Móvel de Urgência (Samu) inativa, fato que atrasou alguns atendimentos.
Segundo informações do Samu, a comunicação entre a Central de Informações e as ambulâncias é feita via rádio e a falta de eletricidade na torre impossibilitou esse contato. O fato atrasou alguns atendimentos, como o da aposentada atropelada próximo à entrada do bairro Dirceu Arcoverde, que esperou por uma unidade de atendimento por quase uma hora.
A situação só foi contornada porque a comunicação começou a ser feita por meio dos celulares particulares dos servidores do Samu. O serviço em Teresina dispõe de 11 ambulâncias de suporte básico e três de suporte avançado, equipada para atender casos mais graves. Para não atrasar ainda mais o atendimento à idosa, uma unidade avançada foi enviada até o local do acidente.
Na manhã da segunda-feira houve 55 atendimentos e, segundo o Samu, apenas oito foram atendidos depois de 15 minutos após a comunicação da ocorrência, tempo máximo permitido pelo Ministério da Saúde.
Para que não aconteçam novos contratempos por conta da falta de energia na torre de comunicação, o Samu afirma que irá adquirir uma bateria capaz de suprir a falta de luz durante algumas horas.