Santos/SP – Um cabo de alta tensão estourou e pegou fogo na noite desta terça-feira (23) em uma rua do bairro Vila Mathias, em Santos, no litoral de São Paulo. Moradores de dois bairros ficaram sem luz por conta do acidente.
Um caminhão atingiu um cabo de alta tensão que se partiu ao meio. O cabo de 13 mil volts caiu no chão e, com isso, o asfalto pegou fogo e derreteu. O estudante Rafael Silva Santos tinha acabado de estacionar o carro quando ouviu os estouros. “Eu ainda tentei me aproximar do veículo para retirá-lo, mas eu ouvi um rapaz pedindo para não mexer porque o carro estava energizado. A gente deixou e esperou os bombeiros chegarem”, afirma.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo. A energia precisou ser cortada na região. “A energia que o cabo está dissipando é distribuída no chão e forma um arco voltáico. Se você passar em um determinado raio desse fio você é atingido pelo arco voltáico mesmo sem encostar, dependendendo da voltagem. É uma área perigosíssima”, explica o sargento do Corpo de Bombeiros Domingos Barbosa.
A dona de casa Roseli Santana saiu de casa quando a energia foi cortada e o bairro ficou as escuras. Quando ela foi até a rua descobriu que o fogo estava bem ao lado do carro dela. “Quando o fio bateu, deve ter batido no carro, e estava pegando fogo do lado. Só que não podia jogar nada porque estava energizado”, finaliza.
Segundo a CPFL, 1.682 residências ficaram sem energia elétrica nos bairros do Marapé e da Vila Mathias por quase uma hora. O serviço foi restabelecido no final da noite desta terça-feira
Cabo de 13 mil volts cai no chão, pega fogo e derrete asfalto
Data: 24/04/2013 / Fonte: G1 Santos