Por ABVESC
Os Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, corporação localizada no Oeste de Santa Catarina e subordinada a Regional Caçador, promovem o 6º Desafio Catarinense de Trauma, de 27 a 29 deste mês. Estão inscritas 30 equipes: 18 de bombeiros voluntários de 10 unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), e 12 do Corpo de Bombeiros Militar de SC.
O 6° Desafio Catarinense de Trauma é promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) – representante da World Rescue Organisation (WRO) desde 2013, quando o país se estabeleceu como membro – respectivamente com o apoio ABVESC. Esta edição também têm o apoio da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e da Prefeitura de Treze Tílias. As duas melhores equipes classificadas garantem vaga no encontro nacional de trauma.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, Lucas Peretti, a realização do Desafio Catarinense de Trauma é uma oportunidade para a busca de conhecimento. Para ele, as duplas que vão participar do evento não são adversários, mas parceiros na troca de experiências e ideia. “O prêmio é salvar vidas”, diz.
De acordo com Igor Arahon Schwingel, bombeiro voluntário, assessor da Organização Mundial de Resgate WRO e membro do Comitê de Educação e Desenvolvimento de Resgate Veicular da WRO, os desafios de trauma são fundamentais para o desenvolvimento dos serviços de emergência. “Quando tratamos de serviços de emergência, entendemos que a educação é a única ferramenta capaz de desenvolver os profissionais para esta atividade a qual nos exige desenvolver habilidades para um rápido diagnóstico e acerto nas decisões sobre o tratamento das vítimas,” observa.
Como será – Durante os três dias, serão montados 60 diferentes cenários para a realização de 30 provas tipo standard e 30 complex em simulados com vítimas poli traumatizadas – esmagamentos, amputações, fraturas e queimaduras -, decorrentes de ambiente como construção civil, indústria, agro e trânsito.
O desempenho das duplas será acompanhado por quatro avaliadores: Karina Ferreira Ribeiro Homobono, médica e coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá; Vagner Gonçalves, dos Bombeiros Voluntários de Caçador; Albert Einstein, médico em Fortaleza e Maicol Orro, dos Bombeiros Voluntários de Concórdia.
SERVIÇO
O quê: 6° Desafio Catarinense de Trauma
Quando: 27 a 29 de junho de 2025
Abertura: sexta, 27, às 19h30, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser (av. Antônio Carlos Altenburger – Centro)
Provas: Ginásio Municipal de Esportes (rua Caçador, 242-356). Sexta, 27, às 9h; sábado, 28, às 7h; domingo, 29; às 07h
Quem são as Corporações de voluntários inscritas
Arabutã
Ascurra-Apiúna-Rodeio (União)
Caçador
Concórdia
Ibirama
Ilhota
Joinville
Pomerode
Presidente Getúlio
Treze Tílias