
Foto: Secom
Mato Grosso – A aula inaugural da 7ª Edição do projeto social `Bombeiro do FuturoÂ’ acontece às 9h desta terça-feira, 16, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil. São 250 crianças, distribuídas em cinco pelotões, nos bairros localizados em Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.
Os pelotões serão sediados no 1º Batalhão de Bombeiros, próximo ao estádio Verdão, no oratório Santo Antonio que fica no patronato de mesmo nome no Coxipó da Ponte, no colégio Marechal Rondon no bairro CPA II, na escola estadual Emanuel Pinheiro no bairro da Manga em Várzea Grande e em Chapada dos Guimarães.
As aulas práticas iniciam no próximo sábado, 20, e encerram no dia 26 de junho. No aniversário dos Corpos de Bombeiros do Brasil, 2 de julho, os alunos receberão o Certificado de Conclusão de Curso em formatura geral comemorada pela instituição.
O projeto visa orientar crianças e jovens com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, nós e amarrações, sexualidade, consumo racional de energia elétrica, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas. Além das disciplinas, o projeto tem aulas de campo, com a subida ao Morro de Santo Antônio e visita ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
O coordenador do projeto, major Paulo Wolkmer, enfatiza o cumprimento do objetivo que as aulas alcançam durante o decorrer dos meses. “O que observamos ao final do curso é a mudança de comportamento dos jovens. Há exemplos de adolescentes que conviviam com os chamados grupos de risco e passaram a ter atitude positiva melhorando o rendimento em sala de aula e o comportamento com a família”, disse.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Coronel, destaca que o projeto é uma atividade social desenvolvida para despertar nas crianças e jovens o valor do civismo e patriotismo, valores morais que estão carentes de incentivos. “O projeto planeja o resgate do amor à pátria, as noções de cidadania, respeito à família e aos colegas. A coordenação do projeto não mede esforços para colocar essas anuências em prática, e ao final de cada edição colher bons resultados com esses jovens”, ressaltar.
Bombeiros do Futuro
O projeto social Bombeiros do Futuro, iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Rede Cidadã e execução do Corpo de Bombeiros, foi implantado em 2006 e atende crianças e jovens entre 11 e 16 anos.
Os alunos têm aulas semanais, sempre aos sábados, das 8h ao meio-dia. A carga horária é de 70 horas/aula. Após quatro meses, os alunos recebem Certificado de Conclusão de Curso.
Seis municípios do interior do Estado que conta com unidades do Corpo de Bombeiros, também desenvolvem o projeto: Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sorriso, Sinop e Campo Verde.