
Foto: Defesa Civil do RS
Porto Alegre/RS – A 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil foi um sucesso estrondoso. Mais de 600 pessoas participaram do evento, na última quinta-feira, 04 de março, nas dependências do Hotel Embaixador, centro de Porto Alegre. Dentre outras coisas, foram estabelecidas as medidas prioritárias a serem adotadas no âmbito do Sistema Nacional de Defesa Civil, desdobradas até o nível municipal, no sentido de possibilitar maior homogeneidade para a Defesa Civil como um todo, além de lhe ofertar condições de prestar um serviço voltado para a prevenção, de forma eficaz e eficiente.
“O evento superou todas as nossas expectativas. Esperávamos muitas pessoas de todo o Estado, mas tivemos mais de 600 participantes que permaneceram até o final do evento, quando se escolheram os delegados que nos representarão na Conferência Nacional. As discussões por eixos temático foram um sucesso, sendo que as diretrizes foram escolhidas através de um processo analítico, científico e democrático, considerando as mazelas de todas as regiões do Estado”, afirmou o Chefe da Comunicação Social da Defesa Civil, capitão Alexsandro Goi.
Outra atividade foi a eleição dos delegados oriundos de todo o Estado do Rio Grande do Sul para manifestar e defender no âmbito nacional – de 23 a 25 de março de 2010, em Brasília -, as diretrizes eleitas na Conferência Estadual.
“Nossa Conferência Estadual, além de ser a primeira, foi moldada de forma inédita, pois combinou a escolha de prioridades considerando a realidade de cada região, com um processo de transparência absoluta no que tange à eleição daquelas e dos próprios delegados que irão representar o Estado no final do mês, em Brasília. Acredito que todos devem ter saído satisfeitos e contentes, ao final do evento”, disse o Major Aurivan Chiocheta, Subchefe de Defesa Civil.