Brasília – Na tarde de quarta-feira, 3, a secretária Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Ivone Valente, participou da abertura da Conferência de Distrital de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que aconteceu no auditório da Faculdade Jesus Maria José, em Taguatinga (DF). A finalidade do encontro é definir diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) e eleger os 15 delegados que participarão da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil.
Com o tema “Prevenção e Assistência Humanitária: fundamentos para a reorganização da Defesa Civil brasileira”, representantes das Regiões Administrativas do DF e de diversos órgãos públicos discutiram os três eixos da Conferência Distrital. São eles: desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: estado, sociedade, clima, desigualdade e desenvolvimento; políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da assistência humanitária; e a mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil.
A secretária Ivone Valente ressaltou a importância deste encontro como etapa preparatória para a Conferência Nacional. “Hoje vocês poderão votar nas propostas que serão levadas para a etapa nacional, nas quais serão transformadas em política pública”, afirmou a secretária.
A 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Ação Humanitária – Por uma Ação Integral e Contínua será realizada no período de 23 a 25 de março, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).
Também participaram da abertura da Conferência o secretário de Segurança Pública e coordenador-geral do Sistema de Defesa Civil do DF, João Monteiro, o subsecretário de Defesa Civil, Luiz Carlos Ribeiro, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Ronaldo Rosa dos Santos, e o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF, Edgar Lourencini.
Secretária Nacional participou da abertura de Conferência de Defesa Civil no DF
Data: 04/03/2010 / Fonte: Secretaria Nacional de Defesa Civil