Fonte: G1
Após o registro de dois acidentes em um parque de diversão em Tobias Barreto no último final de semana, o g1 procurou o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe para entender como funciona o processo de liberação para o funcionamento e fiscalização destes locais.
No domingo (21/08), uma adolescente se desprendeu de um brinquedo. Ela foi levada ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju, com um ferimento leve. No sábado (20/08) um outro acidente semelhante aconteceu no mesmo brinquedo.
O comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Jailson do Nascimento, que atua na região do município de Tobias Barreto, explicou que o estabelecimento tem o Projeto de Combate a Incêndio, mas que não possui o Atestado de Regularidade.
Segundo ele, o projeto tem validade um ano, mas o atestado precisa ser revalidado todas as vezes que o parque for transferido de lugar.
“Os parques costumam mudar de lugar com frequência. A cada mudança é preciso solicitar um novo Atestado de Regularidade, onde vamos avaliar, se os equipamentos para evitar sinistros estão nos locais corretos, assim como, se o parque atende a todas as normas de segurança necessárias”, detalhou.
Ainda segundo ele, além da liberação do Corpo de Bombeiros, o parque precisa ter responsáveis técnicos, que são os engenheiros elétricos e mecânicos.
O trabalho de fiscalização dos parques é feito basicamente à medida que chegam denúncias. Diante disso, o Corpo de Bombeiros pede a colaboração da população para que vá a uma unidade da corporação, que ligue ou mande e-mail quando houver suspeita sobre a regularidade do funcionamento de um parque.