terça-feira, 01 de julho de 2025

Ministério lança a Diretriz Nacional de APH-Tático para Profissionais de Segurança Pública

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Para orientar e preparar o profissional que atua na linha de frente do combate ao crime de Norte a Sul do país e reduzir a mortalidade policial, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, no dia 1º de julho, a Diretriz Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar (APH-Tático) para Profissionais de Segurança Pública. O APH-Tático auxilia na estabilização do ferido até a chegada de equipes médicas especializadas. 

“Com essa diretriz, queremos contribuir para fomentar capacitações, promover a padronização técnica desse importante instrumento e estimular as aquisições de equipamentos e insumos de APH-Tático. Isto porque, temos um olhar estratégico para valorizar o profissional de segurança pública que está lá na ponta arriscando a própria vida para proteger o cidadão”, reformou o ministro da Justiça e Segurança Pública.

Diretriz Nacional

Para construir a diretriz, o MJSP constituiu, através do Projeto de APH-Tático para Profissionais da Segurança Pública, uma Câmara Técnica composta por especialistas de todo o Brasil, entre médicos, enfermeiros, instrutores e operadores, além de realizar reuniões de alinhamento com as autarquias da classe da saúde, audiências e consulta pública de modo a garantir transparência e participação social no processo. Tudo isso para fomentar a uniformização de procedimentos, capacitações, equipamentos e insumos pré-hospitalares empregados para resguardar a vida de policiais feridos no exercício da função ou em razão dela.

O Ministério também promoveu cursos de APH-Tático – Nível Básico com profissionais de todas as regiões do Brasil, difundindo o conhecimento mínimo necessário aos operadores da segurança pública em todos os Estados da federação. Os níveis Intermediário e Avançado estão em fase de construção e planejamento no âmbito do Projeto de APH-Tático para Profissionais da Segurança Pública. 

APH-Tático

O Projeto de APH-Tático é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em parceria com a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do MJSP.

Foi estruturado para que os policiais passem a dispor de condições diretivas, técnicas, materiais e humanas de oferecer uma rápida resposta nas situações de traumas sofridos durante as operações, diminuindo as mortes evitáveis no ambiente tático.

A medida atende aos princípios da Lei do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), entre os quais a proteção, a valorização e o reconhecimento dos profissionais da área.

Com a implantação da política pública, o MJSP visa a contribuir com a redução da vitimização de profissionais de segurança pública no Brasil, possibilitando o atingimento das metas previstas no Plano Nacional de Segurança Pública, conforme Decreto nº 10.822, de 28 de setembro de 2021.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui