terça-feira, 01 de julho de 2025

Novas Diretrizes de RCP são publicadas

Por Luana Cunha / Jornalista da Revista Emergência

A American Heart Association publicou, na quarta-feira (21/10), uma atualização das diretrizes de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar). Segundo especialistas, a nova versão tem por objetivo reforçar algumas questões que já vinham sendo ditas, bem como corroborar outras que ainda estavam em discussão.

Entre as principais mudanças podemos citar: modificação na cadeia de sobrevivência do intra e do pré-hospitalar, aumentando o elo de recuperação; ênfase nos recursos visuais para lembrar das orientações para cenários de RCP; reforço sobre a importância do início imediato da RCP por pessoas leigas; reforço às recomendações sobre a administração precoce de epinefrina; uso de dispositivos de feedback visual em tempo real, recomendado como forma de manter a qualidade da RCP no atendimento; mensurar a pressão arterial sanguínea e o teor de dióxido de carbono durante o suporte avançado; e a não recomendação do uso rotineiro de dupla desfibrilação sequencial, entre outras questões.

“O documento também fala sobre o acesso intravenoso como via preferencial de administração de medicação durante a ressuscitação, bem como a atenção à oxigenação, controle da pressão arterial e reabilitação pós PCR (Parada Cardiorrespiratória) do paciente após o retorno da circulação espontânea (RCE)”, afirma o SubTenente do Corpo de Bombeiros Militar de MG, Juliano de Figueiredo Silvério Alves, Enfermeiro especialista em Urgência/Emergência e APH.

Novamente, a atualização reafirmou a importância da atuação em time, tanto para PCR como trauma, bem como o uso do debriefing para socorristas leigos, profissionais do SME e profissionais da saúde no hospital como algo benéfico para suporte na saúde mental e bem-estar dos mesmos. Em relação à PCR em gestantes, as Diretrizes recomendam foco na ressuscitação maternal, com a preparação para uma cesariana de emergência. “Em três meses as agências internacionais começam a colocar o up-date on-line para seus instrutores e creio que até abril ou maio de 2021 já teremos os novos cursos baseados nestas novas recomendações”, conclui Alves.

O resumo das Novas Diretrizes, disponível em 17 idiomas, pode ser baixado em https://cpr.heart.org/en/resuscitation-science/cpr-and-ecc-guidelines.

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui